...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

Fórmula do Enriquecimento

Assim como o diamante, cada ser é uma joia bruta que precisa ser lapidada. Essa lapidação, diariamente, vai ganhando brilho mais intensivo com nossas novas experiências, centradas em atitudes de bem-querer, e, assim vai-se valorizando.

“Nos porões da alma humana, muitas vezes, encontram-se encarcerados sentimentos inferiores, fruto de encarnações passadas, cheias de erros, cheias de vícios. Mas o estudante do Racionalismo Cristão tem condições de dominar todos esses sentimentos inferiores que lá se encontram. Tudo depende da vontade que tenha a criatura de se esclarecer mais e mais.” Felino Alves de Jesus

A compreensão da vida deve ser buscada, e cada qual precisa demonstrar uma conduta investigadora, adaptar-se em formas racionais e cristãs. Ninguém deve se afastar do bom aproveitamento da existência neste mundo. Sempre há algo útil por fazer em qualquer lugar e em qualquer tempo.

As oportunidades podem passar despercebidas por falta de preparo espiritual. Na vida prática o ser humano é sempre aluno, em alerta das importantes lições que a vida oferece. Ouvir as lições do Racionalismo Cristão e não as pôr em prática, é negligenciar uma tarefa do mais alto valor. Os que não lograram, nesta existência, a rara felicidade de aproximar-se da Doutrina, têm justificativa para não proceder exatamente como ela recomenda.

O entendimento espiritual muda nossas atitudes, nos enriquece, ocorre em todas as ocasiões como chave de todas as vitórias. Nossos atos ficam todos registrados no éter, são conhecidos, amplamente, pelas Forças Superiores, com mais razão os daqueles que estão educados espiritualmente. Assim, de acordo com o esforço de cada um, vão nossos problemas tendo solução espontânea, sem necessidade de rezas ou súplicas.

Nossa vida não deve limitar-se em fazer-se apenas o trivial, é preciso, primeiramente, planejar, estabelecer normas de conduta, desenvolver a faculdade criativa. Na sequência, os resultados vão aprimorando a personalidade, formatando uma consciência própria, fortalecendo o modo de raciocinar e chegar a conclusões seguras e sem decorar proposições.

A Mente tem um “processo sistemático eliminatório” que tem por função eliminar aquilo que não lhe serve, ou esquecer nossas atitudes passadas. A inteligência apenas grava o que lhe for necessário e útil. Encontra-se sempre pronta para aprender o que é novo; pois o espírito é luz e, por ser luz, busca conhecimentos, algo que responda suas questões inteligíveis.

A mente se expande quando recebe conhecimentos espiritualistas; às proporções que forem lendo os livros desta Filosofia Espiritualista, passarão a entender a vida por um ângulo de sentido diferencial, de noção elevada.

Não basta apenas ler, é preciso sentir o conteúdo de cada palavra em estudo; quaisquer palavras novas que adquirirmos são transcendentes.

Eliminar uma a uma nossas dúvidas: investigar, pesquisar, buscar, perguntar e comparar as informações até à compreensão satisfatória da ideia questionada. Nosso enriquecimento dos reais valores da vida vai-se completando, se interligando, entre nossas experiências, observações que acumulamos com as experiências acumuladas de outras pessoas, através dos relatos que encontramos escritos ao longo dos esclarecimentos registrados por outros escritores de elevação.

Assim; dicionários, jornais, livros com temas específicos são os instrumentos ideais, relendo obras por obras, escrevendo e reescrevendo páginas por páginas e, acima de tudo, praticando o que foi aprendido. Nossas novas atitudes vão reconstruindo um novo ser, leve, solto e rico ao caminhar.

Os que buscam espiritualizar-se, precisam agir movidos por si próprios. A iniciativa há de ser individual e espontânea, e as Forças Superiores têm plena ciência do que ocorre com as almas desejosas de evoluir e, favorecem aspirações progressistas e de feição espiritual. Após adquirirmos uma base espiritual, tornamo-nos dóceis instrumentos dos Espíritos Superiores. São eles, realmente, que intuem, e nos inspiram.

Os princípios desta Doutrina ensinam a criatura a conhecer-se a si mesma, a ter confiança em si e a bater-se por causas justas. O valor, a ponderação, a moderação e a justiça, levam-na a grandes empreendimentos e a vencer na luta.

Fórmula do Enriquecimento

Diego Garcia Leite
Colaboração na edição e revisão: Pedro Pesce, Adriano Melo, Aida Luz, Joaquim Alves Neto, e Wilson Candeias

Fonte:
Aforismos - Pedro Pesce
Caminhos da Vida - Aida Luz