...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

GRUPOS DE ESTUDOS - II... E A RACIONA-LISTA

Olá Companheiros de estudos Lima, Osvaldo e Vilar,
 
Realmente, cada dia percebemos que a Raciona Lista é um Grupo de Pesquisa de alcance mundial, onde todos aprendemos muito uns com os outros.
 
Em algumas Filiais, os chamados Grupos de Estudos também se proliferam mas tem um alcance tópico, limitado às criaturas que já chegaram ao Racionalismo Cristão e se irmanam para mais assimilarem a Doutrina, de corpo presente, intra muros, sem que novos estudiosos do nosso Espiritualismo Filosófico e Científico tomem ciência dos profícuos debates ali realizados.
 
Demais disso nessas inteligentes reuniões de militantes e assistentes, sempre haverá o “perigo'' de que os que têm mais capacidade de argumentar, maisidiossincrasias, possam influenciar os menos dotados e os mais tímidos.
 
De contrário, na Raciona Lista, a criatura pensa duas vezes antes de externar seus estereótipos pois sabe que está "sob censura" de seus Pares em todos os continentes.
 
Demais, a leitura escrita, dá ensêjo à reflexão serena e prolongada.
 
A criatura se informa com os escritos, assimila o pensamento do autor mas até "digerir", como cultura, tem um tempo de meditação, dedução, intuição -- e outros recursos do espírito -- que a troca de idéias oral, direta, corpo-a-corpo, não tem, vez que as tendências dominantes fazem parte da natureza humana e, de repente, despontam às vezes, infelizmente, intolerâncias e vaidades dos que se têm em boa conta de "mestres" ou "autoridades detentoras da Verdade".
 
Aí dormita o perigo das reuniões restritas, em circuito fechado onde aresponsabilidade pelo que se pensa é levada pelo vento, como as palavras.
 
Aqui, na RL todas nossas certezas pessoais são dúvidas coletivas, como já foi dito, com respeito e sinceridade.
 
Saúde e alegrias para todos, com Luz e Paz.
Avante Sempre!
Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil)
.
Colaboração: Mário Marinho de Souza