...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

ESTUDO, RACIOCÍNIO E CRESCIMENTO...


Estimado Amigo Fernando e demais caríssimos Pares da RL,

Realmente,
Assim, quanto mais nos aproximarmos da Verdade, mais estaremos nos esclarecendo, pois não? Desse modo, refletir, estudar o espírito e a vida espiritual, sempre que possível, sem exageros, fanatismos e idéias preconcebidas, é uma forma de evoluir desenvolvendo o raciocínio, VC não acha?
 
Demais disso, no que me concerne, gosto muito de pensar. É o meu passatempo predileto... Diante pois de afirmativas filosóficas que vêm de encontro (''batem de frente''...) com minha formação racional, científica e cristã, adquirida no estudo e na militância da Doutrina, julgo-me com o dever e o direito ao contraditório.
 
Com efeito, a afirmação, venha de onde vier, de que ou seja, a mesma alma anima um tigre, um papagaio, uma vaca, um cachorro, etc, SIMULTÂNEAMENTE (sic), ou seja, o gato do meu vizinho, o elefante que está lá savanas africanas e o cão de estimação de minha sogra, têm a mesma partícula da Força ''ao mesmo tempo e de uma só vez''!
 
Em outras palavras, quando um cavalo morre fica sobrando alma na natureza e superabundando em outros animais. Com esse entendimento, se o gato do vizinho está doente, cheio de dores, e o cão da sogra está recebendo seus mimos, a sensação antagônica de ambos reflete-se simultâneamente na mesma ''alma'' que anima seus corpos físico e fluídico e o seu mental, ou seja, não há uma partícula da Força individualizada em cada um deles mas sim, como querem os que agasalham essa teoria, uma ''super-partícula'' em todos eles ao mesmo tempo mas em lugares diferentes (o gato na casa do meu vizinho e o elefante na África).
 
Isso pode parecer sem-importância mas é uma negação filosófico-doutrinária grave de que a Força evolui em partículas ou, por outro lado, é uma afirmação filosófico-doutrinária de que a Força não evolui em partículas nuclearmente definidas mas sim em ''sub-todos'' difusamente distribuidos nos três reinos da natureza.
 
Isso é negação da Identidade e da Individualidade como expressão espiritual: "de mudança em mudança de um corpo para outro imediatamente superior (de um gafanhoto para uma águia, de um gato para um leão), vai a partícula da Força evoluindo, até atingir condições que lhe permitam, já como espírito, encarnar em corpo humano" -- RACIONALISMO CRISTÃO, 37a. Ed., pág, 44 - parênteses meus.
 
Deveras, se se pudesse falar em ''alma coletiva com atributo desimultaneidade no tempo-espaço'' a percepção do ''eu existo'' não poderia sequer ser cogitada.
Pergunte a um ratinho que está sendo devorado por uma cobra se ele está-se devorando a si mesmo como corpo físico, corpo fluídico e expressão mental, unívocamente!...
 
Com respeito e amizade,
 
Um abração do Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil)
 
Colaboração: Mário Marinho de Souza