...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

PARTÍCULA INTELIGENTE ...

Estimado Anoé.

Esse tema pode ser bem elucidado pelo Gonzalo e José Victorino que têmbagagem científica especializada. Mas como vc me deu a honrar de se lembrar de mim, passo a dizer o pouco que sei do assunto.

Estudos recentes afirmam que o big-bang não teria força-energética bastante para continuar expandindo o universo, por maior que tenha sido a tal ''explosão inicial''.

Os especialistas do ramo, adeptos dessa tese, ainda não determinaram que força é essa que continua expandindo o universo-aí mas já têm em comum uma certeza: não houve Big-Bang. Por isso mesmo, tomando carona na linha do seu raciocínio, todo o universo não "seria quântico'' coisa alguma.

A propósito o trabalho do Gonzalo sobre Força e Matéria, no que pude alcançar, parece dizer que há comportamentos quânticos sim mas resumir todo o micro e o macrocosmo numa teoria restrita, ainda questionada por muitos Físicos, teria foros de pretensiosidade acadêmica que, sabemos, muda constantemente. No que tange ao vai de encontro, ' bate de frente'' com a Escola Racionalista Cristã que Mestre Luiz de Mattos fundou.

Aceitar isso, caro Anoé, é materializar o Espírito Universal que já bem o sabemos não tem matéria de nenhuma espécie em si e os fenômenos quânticos são expressões de matéria.
A Mecânica Quântica, pelo que pude depreender dos Estudos de Aguilera, Ana, Gonzalo, José Victorino, e outros, é um acidente, é uma extensão de Matéria e o Grande Fóco é Força Criadora da Matéria que faz dela o instrumento da Evolução do espírito-partícula.

Se o Grande Fóco quissse faria, num segundo, desaparecer toda a Matéria pois ele é Criador e a Matéria é a sua Criação.

Desse modo, se o Espírito Universal fôsse ''quântico'' ele ao fazer desaparecer a matéria universal estaria fazendo desaparecer a si mesmo, o que é um absurdo!

Sinto não poder avançar mais nesse nosso tema de estudo, pois não sou Físico mas apenas Filósofo amador e, como vc, um aprendiz de Racionalismo Cristão.

No que tange à depressão entendo que a eminente Dra. Glaci poderá nos dar uma grande luz bem como outros ilustrados Amigos da Raciona-Lista.

Receba meu fraterno abraço. Luz e Paz para todos da Lista.
Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil)
Colaboração: Mario Marinho de Souza