...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

FORÇA E MATÉRIA - III...

Olá Ana Paula,
 
Estou curiosíssimo no diálogo, entre vc e o Gonzalo, tratando de Força e Matéria. Ambos cuidam de minúcias do macro e do microcosmo. Isto é o que denomino de estudo sério, de carater realmente científico.
 
Fico fascinado! De minha parte, só me ative ao estudo da composição do Universo pelo ângulo filosófico -- mais intuitivo do que dedudivo, sem perder de vista o desdobramento do raciocínio no campo aberto desse importante tema, sempre dentro da lógica dos fenômenos psíquicos, em busca das funções vitais da expressão universal.
 
Não consegui nada além do que está encerrado no capítulo II do livro básico da nossa amada Doutrina. Como visão panorâmica, no entanto -- guardo na algibeira, para uso próprio -- entendo (ainda que bisonha ou simplòriamente...) que o universo tem três corpos (a exemplo de tudo o mais...): um físico, um astral e um mental.
 
Como vê, parei por aí e não me atrevo a ir adiante.Resumo: tudo que existe é Espírito pois a matéria sendo passiva e inerte é apenas expressão da Força, pois só esta tem "atributos".
 
Estou torcendo por vocês para que eu aprenda que as leis naturais e imutáveis, geométricas e ilimitadas, tão comuns aos átomos e às galáxias, têm um fito maior: a Evolução do Espírito.
 
Um abraço fraterno para vocês e todos(as) da Raciona-lista.
Pedro Pesce. Vitória-ES/Brasil
Colaboração: Mário Marinho de Souza