...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

LEITURA DO MÊS EM ESPANHOL...

Olá Dr Jorge Fares,
 
Também achei ótima a iniciativa dos editores de A GAZETA ao verter para o espanhol a Leitura do mês de abril a qual vc se refere.
 
Pincei para meditação o que Mestre Luiz de Mattos faz alusão.
 
Com efeito, muitos usam as palavras para esconder os pensamentos outros, para divulgar a ''mais mansa e longa mentira da História''; outros, para ferir o próximo; outros, ainda, para lançar ao vento maledicências e difamações; e há aqueles, igualmente, que falam pelos cotovelos roubando o tempo e esgarçando a paciência do semelhante.

''La palabra biem empleada, verdadera'', no entanto, esclarece, ilumina e irmana as criaturas sinceras e de boa vontade, pois não? Hemos que analisar e entender o que o Mestre, como sempre, nos ensina e adverte positivamente.
 
Certamente ele não quer a omissão e o silêncio a cúmplice ante dos covardes.
Parece-me que ele está a condenar a palavra vã, mal dita, leviana e com objetivos menores. Realmente com seu Verbo veemente e corajoso, implantou o Racionalismo Cristão e trouxe de volta à Humanidade o Ideal de Joseph Ben Joseph (Jesus, o Cristo).
 
Temos que discernir a hora de silenciar inteligente e oportunamente da hora certa de retrucar impostergavelmente.
 
Não é fácil. Na dúvida, silenciemos...
 
Abraços a todos, com votos de saúde e alegrias.
Pedro Pesce
 
Colaboração: Mário Marinho de Souza