...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

PEDRO, VOCÊ É MAGISTRAL...!

Cordiais Saudações Racionalistas Cristãs,
Você foi magistral nessa sua argumentação. Permita-me acrescentar com o que disse o grande sábio Einstein, como mais um argumento:
"O mecanismo do descobrimento não é lógico ou intelectual. É uma iluminação súbita, quase um êxtase. Em seguida, a inteligência analisa e a experiência confirma a intuição. Além disso, há uma conexão com a imaginação" - Albert Einstein.
Realmente, Luiz de Mattos, quando elaborou as Leis Universais, e para não ser cansativo, todos os axiomas (que por sua evidência carecem de qualquer tipo de comprovação), enfim, os Princípios doutrinários-científicos; bem como Pinheiro Guedes, quando afirmou que o espírito transmite vida ao corpo físico de duas formas, foram simplesmente cientistas teóricos.
As evidências são tão fortes que carecem de qualquer comprovação matemática ou experimental – isto significa que, se os sábios não admitirem o Princípio básico do Racionalismo Cristão: FORÇA E MATÉRIA, não chegarão a lugar algum.

O físico Fritjo Capra afirma que o espírito reside no spin do elétron, e que evolui na medida em que o elétron participa da composição da matéria dos organismos mais complexos.
Para os incultos e incautos, que eu também o sou (apesar de minha formação eletrotécnica, biblioteconomista, e experiência na área do direito - fui Oficial de Justiça durante 30 anos), o que mais me influencia no viver não são as Leis físicas ou o conhecimento científico, são as Verdades prodigalizadas pelo Racionalismo Cristão, que nenhum sábio ou religião conseguiram ensinar.
Se Jesus precisou falar por parábolas em função do conhecimento de sua época, Luiz de Mattos e seus seguidores também falaram baseados no conhecimento científico de sua época. Até mesmo Einstein, na sua famosa fórmula, ainda não sabia que algumas partículas (que eu chamo de etéreas) com alguma presença de massa, se deslocam com velocidades muito acima da luz - com certeza teria reformulado sua teoria.
Chegaria a conclusão que todo o deslocamento de uma partícula (quaisquer) tem uma causa determinante, que não é uma Partícula Inteligente, afinal, a matéria passa por um processo de transformação segundo as leis físicas - nada se cria nada se perde.... Imaginemos quais serão os conceitos daqui a mil anos.
Muita coisa terá mudado. Como disse nosso Gonzalo: "Assim, vislumbra-se neste momento que o norte verdadeiro do Racionalismo Científico aponta para uma enorme expansão e, hoje podemos dizer que na GAZETA do Racionalismo Cristão, já temos um verdadeiro seleiro de importantíssimos artigos sobre a base científica do RC."

Com meu fraternal abraço para todos, com votos de saúde paz e tranqüilidade, extensivo aos familiares.
Moysés Martins Ribeiro (José Victorino Martins) RJ. 06-06-2006