...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

UMA CARTILHA PARA NÓS ALUNOS DESTE PLANETA-ESCOLA...

Estimados Amigos(as) da Raciona-Lista.

Por mais que certos bizantinismos aflorem neste fecundo Forum de idéias que é a Raciona-Lista, procuro, no que me concerne, não perder de vista o núcleo da Doutrina Racionalista cristã: NORMA DE CONDUTA.

É certo que Luiz deMattos criou uma Escola Filosófica ímpar, nada comparável com as demais que a antecederam vez que ele tinha às mãos o conhecimento científico da Era Moderna.

Com efeito, podemos no estudo da Doutrina, vislumbrar o de Sócrates, o de Platão e Jesus, a de Buda, etc, etc.

Por isso, costumo repetir que o Racionalismo Cristão é uma para todos nós alunos deste planeta-escola onde se misturam espíritos do 'jardim-da-infância'' com os que estão nas últimas séries das Universidades.

Entendo pois que o Mestre.

Por isso mesmo, o livro básico RACIONALISMO CRISTÃO, é um tratado fundamental de MORAL e CIÊNCIA ao alcance de todas as classes sociais, de todos os níveis de inteligência.
Não se trata portanto de um compêndio gongórico de vã filosofia nem uma monografia de elucubrações científicas hodiernas. Aliás, a sua divulgação -- o que já ocorre... -- é de suma importância nesses tempos bicudos de violência, injustiças e mentiras (individuais e coletivas). Por isso mesmo, pretender eivar esse Código de disciplina cristã, com preciosismos lítero-científicos, como reinos-da-natureza que só os acadêmicos subclassificam, com teorias quânticas que só os Físicos de nome a compreendem, é, no mínimo, desconhecer que ninguém, mas ninguém mesmo, modificará esse Padrão da Evolução que é o livro básico RACIONALISMO CRISTÃO cujo Autor chama-se Astral Superior.

Desdobrá-lo, nos seus conceitos lapidares, isto sim, é tarefa imperiosa de autênticos racionalistas cristãos que aí estão enriquecendo a Doutrina com seus trabalhos científicos, filosóficos, doutrinários, literários, grupos de estudos, encontros e, principalmente, nas Correntes das Casas racionalistas cristãs.

É só uma opinião.

Luz e Paz para todos.
Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil).

Colaboração: Mario Marinho de Souza