...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

BUSCANDO RESPOSTAS...

Olá Adriano.
Atrevo-me a trocar idéias com vc pois suas interrogações são também as minhas.
Tenho muita admiração e respeito pelo Caruso e pelo Júlio César, conforme vc cita em seu email. Mas o que se trata aqui não é de pessoas mas de conceitos racionalistas cristâos.
Entendo que os Espíritos Superiores, por mais evoluídos, não se igualam em atributos ao Grande Fóco vez que eles são e o Grande Fóco é o Todo.
São (embora co-criadoras) e têm uma identidade única e particular o que deveras o Grande Fóco não tem vez que sua "identidade" é infinita e abrange muito mais do que todas as identidades de todas as partículas suas em todos os mundos-escolas e tudo mais que existe do micro ao macrocosmo.
No que vc toca à interação de espíritos de alta categoria com o Grande Fóco isso seria válido para um átomo (ou um quark) e para uma Identidade -Força da faixa 33ª pois a Vontade Criadora é imanente a tudo o que existe neste universo-aí, aos nossos olhos e à nossa percepção sensível, ao nosso saber, sendo uma da Força Criadora que não possui dimensão alguma vez de que não tem matéria alguma em nenhum de seus estados e concepções.
No que vc perquire, juntamente comigo, se o Grande Fóco continuaria evoluindo, a minha pobre porém sincera resposta é NÃO. Esse vocábulo só a nós pertence.
Com efeito, evoluir admite um antes e um depois , ou seja, admite a existência de de um "tempo" que, por sua vez, admite um "espaço" que por via de consequência exigiria três dimensões e, como é cediço em RACIONALISMO CRISTÃO, a Inteligência Universal é indimensionável e, digamos assim, .
O que para nós humanos (encarnados) é , para o Grande Fóco é, criar, recriar, expandir, aumentar, transformar, melhorar, acrescentar, expandir, realizar, vir-a-ser, iluminar...
Realmente, Adriano, ao meu ver, a Força Criadora é de uma natureza deveras essencialmente e isso não faz parte de uma acepção evolucionária - que só a nós, presos na matéria, ousamos conceber e sobre a qual nos permitimos lucubrar pois toda a Criação afigura-nos como Evolução. Em resumo, para nós outros, tudo evolui e para a Inteligência Universal tudo está sendo criado e recriado, ao infinito...
Grato por me fazer pensar.
Fraterno abraço para vc e aos demais pares da Raciona-Lista.
Pedro pesce (Vitória-ES/Brasil) .

Colaboração: Mario Marinho de Souza