...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

PINTURAS MEDIÚNICAS...

Olá Jurandir e demais pares da Lista-RC:
Parece-me caro Jurandir, com todo o respeito pela sua opinião, que espíritos estagiados na atmosfera da Terra, "intuindo encarnados" - no caso médiunspintores - são espíritos fora das Leis naturais chamados genèricamente de astral inferior.
São obsessores efetivos ou potenciais, nada tendo aoferecer pois deveriam estar, desde logo após a desencarnação, em suasfaixas evolucionais próprias (mundos de estágio).
Os artistas plásticos, como os músicos, e outros que têm dons os mais variados, não têm só essas 'habilidades''.
Van Gogh, por exemplo, que vc cita, tinha especial talento também para a literatura (v. Cartas a Téo).
Picasso tinha uma força de vontade férrea. Monet, assim como Manet, Gauguin, Lutrec, Degas, Renoir, Cèsane, e vários outros expoentes da Escola Impressionista, tinham idéias políticas avançadas. Cèzane foi o primeiro a defender o capitão Deyfrusantes mesmo do famoso de E. Zola.
Não somos de repetir Platão e Nietzsche que achavam que o mas entendo que o espírito quando encarna trazendo acentuada sensibilidade artística, já não mais pertence às primeiras classes espirituais e, por isso mesmo, não têm tendência a ficar perambulando na atmosfera terrena, como marginais, após a desencarnação, mesmo no caso especial de Van Gogh que desencarnou em grande dor e aflição.
No que toca às pinturas nas cavernas, essas não influenciaram nenhuma Escola, sendo grosseiras e primeiras manifestações pictóricas de nossos ancestrais.
Grato por me fazer reler o cap. VII do livro básico RACIONALISMO CRISTÃO.
Fraterno abraço para todos.
Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil).

Colaboração: Arminda Henrique Lopes