Olá Mena,
Que nome bonito vc tem!
Pelo que tenho aprendido nos livros da Doutrina, em leituras e releituras, nós não somos o (...).
Ademais, o termo é u'a maneira mais simples de se afirmar que a expressão mental do Universo, ou seja, de todas as coisas minus e plus, o Grande Fóco, não tem em si tempo nem espaço, ou seja, as dimensões (altura, largura, profundidade, bem como o antes e o depois) não existem para ele.
Essas coisas só existem para nós criaturas e não para a Força Criadora que é Una, Total, Completa, Perfeita.
A Evolução só existe para nosotros -- pobres mariposas que se dirigem à luz -- pois a Inteligência Universal é plenamente evoluída e suas partículas quando evoluem nada lhe acrescentam não obstante nosso cérebro ''exigir'' que quando a parte evolui o todo também evolui.
Mas, Mena, só evolui aquilo que é involuído.
Se uma lâmpada acesa espalha sua luminosidade dentro de uma sala, cada raio que parte dessa lâmpada tem menos fótons que a lâmpada em si, aliás, se alguém colocar uma lente de aumento num feixe desses mesmos raios, os raios que atravessam a lente aumentam sua luminosidade e aparentam às vezes, ser um fóco mais intenso do que a própria lâmpada. Se colocarmos um prisma no caminho desse mesmo feixe de luz, aparecerão cores diversas como um arco-íris.
Como vemos, todas essas transformações da luz não modificaram em nada o fóco único de luminosidade que é a lâmpada pois ela é a causa da luminosidade e seus raios esparsos pelo aposento são efeitos apenas.
A Grande Luz (Espírito Vital) aciona a matéria universal (que é passiva e inerte) e essas transformações da Luz então apresentam fenômenos calidoscópicos (arco-íris e fócos concentrados, por exemplo) sem que o Grande Fóco da Luz Infinita sofra qualquer tipo de perturbação, deformação ou progressão.
Tudo que tange a nossa percepção sensível são configurações da matéria incitadas pela Força. São efeitos advindos de uma Causa Única e Primeira.
Espero, com minhas limitações e as limitações do vernáculo, haver contribuído para que vc medite sobre o Cap. XI do livro básico RACIONALISMO CRISTãO
Grato por me fazer pensar.
Avante sempre.Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil).
Colaboração: Mário Marinho de Souza