...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

COMO SERIA SE O RACIONALISMO CRISTÃO NÃO EXISTISSE...


Olá Gilberto e todos Amigos da RL,

Achei primorosa a exposição do nosso Amigo e, de 16 do fluente, sobre o tema proposto por VC acerca dos 96 anos de Racionalismo Cristão.


Alí, ele deixou pouca margem para fosse acrescentado qualquer pormenor para uma visão mais objetiva e ''enxuta'' do assunto.

Gostaria de abordar tão racionalmente e equilibradamente o todo de nossa Doutrina a partir de 1910 até esses nossos dias de 2006. Mas não consigo!

Só obtenho emoções fortes quando meu espírito se volta para a amplidão do que os Mestres sonharam e realizaram (Pensamento e Vontade).

Sem entrar em particularidades menores, cheguei ao Racionalismo Cristão através dos Sentimentos (aos 14 anos de idade, após ler ''CIENTISTAS SEM CIÊNCIA, ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO (CRISTÃO) E A VIDA FORA DA MATÉRIA'') e só muitos anos depois alcancei sua essência através da Inteligência.

Talvez daí tenha fincado, inelutávelmente, em minha alma, o sentido do Amor, mais do que o da Racionalidade, que a Doutrina me inspirou quando alcancei, ademais, que a bondade é Grandeza e não jamais vulgaridade.

Assim, Amigo Gilberto, o que posso dissertar sobre o que me deu o chão para caminhar e o céu para sonhar?...

Fraterno e respeitoso abraço do Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil)

Colaboração: Mário Marinho de Souza