...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

MENSAGEM POR OCASIÃO DO 50º. ANIVERSÁRIO DA CASA-CHEFE DO RJ...

Estimado e digno Presidente do RACIONALISMO CRISTÃO,
Agradeço penhorado o convite de V.Sa. para parcipar desse significativo evento.
Pretendo comparecer no dia 20 Outubro às 20 hs à solenidade, mas por motivos imperiosos não posso confirmar, no dia 02 Outubro, a minha presença.
 
Cheguei à nova séde dois meses de inaugurada, ocasião em que conheci pessoalmente nosso Mestre Antônio Cottas.
 
Eu era um garoto mas reconheci de pronto, diante da presença muito irradiativa do Sr. Cottas, que estava perante um espírito evoluidíssimo e que marcaria para sempre minha trajetória evolutiva não só neste planeta-escola mas por toda a eternidade... Coisas da mediunidade, talvez...
 
Receio, pois, ficar demasiadamente emocionado com danos para meu corpo físico e prefiro, por isso mesmo, no dia 20 do fluente, convencer-me primeiro de que estarei assistindo apenas mais uma Sessão Pública na Casa-Chefe, dentre as muitas e muitas que assisti presididas fìsicamente por meu sempre Pai Espiritual... Sr Cottas.
Gratidão e respeito do Pedro Pesce.
Colaboração: Carlos Vicente Lobosque