...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

PARTÍCULA INTELIGENTE II...

Estimado Amigo Luiz Hamilton.

Parece-me que atendi à sua chamada através do email em epígrafe no que tange minha modesta opinião sobre a “nossa alma imortal como partícula inteligente quântica” quando explicitei que se somos “partículas” do Grande Fóco este teria que ser o "Todo Inteligente Quântico" necessáriamente.
Não agasalhei essa tese, como leigo aprendiz de Racionalismo Cristão, pois aceitá-la nesses termos seria "materializar" a Inteligência Universal vez que toda e qualquer partícula quântica — ou qualquer ondulação quântica — é simplesmente matéria e, como aprendemos no livro básico da Doutrina, a matéria é passiva e inerte.
Não sou Físico mas sou impenitente estudioso da Filosofia Racionalista Cristã.

Com efeito, a opinião que vc menciona lembra-me a duvidosa relação cartesiana de “ação recíproca entre o corpo e a alma”, ou seja, um conceito mecanicista de um ''monstro sagrado'' (muito respeitável, diga-se...) que sugere ser o corpo a causa das idéias e as idéias são causa dos movimentos do corpo.
Lembra-me também a visão espinosiana de que o Grande Fóco não é “incausado” mas sim “autoprodutor”, ou seja, que o ato pelo qual se produz é o ato pelo qual produz a Matéria.
Ora, isso é abolir aidéia de Criação e admitir que o Grande Fóco é !...
Portanto, Amigo, encerro o assunto no que me concerce e estou, como vc , àespera da opinião dos nossos Pares da Raciona Lista.

Fico-lhe devendo apenas a minha pobre óptica sobre o que o tema nos remete ao conceito do Cap. IX do livro básico da Doutrina.Fraterno abraço para vc, que estendo a todos Amigos da RL.

Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil).

Colaboração: Mario Marinho de Souza