...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

SERENIDADE, HONESTIDADE E CORAGEM...

"Olá Amigos da Lista-RC:
 
Já se disse que a "fraqueza está associada ao impossível".
 
Uma frase assim, pinçada de um texto, fica solta no ar e deixa margem para um certo radicalismo dialético... Perigosos fragmentos da Verdade tornam-se meias verdades quando confrontadas a um contexto outro, de cunho menos genérico, aplicável ao dia-a-dia das pessoas comuns.Temos que aliar, mór das vezes, à vontade indômita o bom senso comum.
 
O "impossível" não é absoluto (pelo menos não deveria sê-lo...), ele seria mais circunstancial e geralmente a criatura quer dizer "coisas muito difíceis" quando usa esse arriscado vocábulo. Dessa forma, há que se lançar mão da honestidade íntima quando defrontamo-nos com situações à qual rotulamos de "impossível solução". Coragem não é temeridade; arroubos nem sempre nascem da razão serena.
 
As virtudes cicerianas de ponderação, moderação, valor e justiça sempreauxiliam a análise de cada fato pessoal onde o equilíbrio do raciocíniohaverá de subjugar a indolência, o desânimo moral, a auto-piedade, a permissividade, a subserviência, etc. Pensar Alto é sempre uma "prática de fundo espiritual" que muito auxilia o discernimento.
 
Ótimo fim de semana a todos, com saúde e alegrias,

Abraços do Pedro Pesce
Colaboração: Mario Marinho de Souza