...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

APRESENTAÇÃO

Caros amigos de nosso Pedro Pesce,
.
Todos nós temos algo em comum, pois todos interagimos ao redor de Pedro Pesce. Vibramos intensamente ideias e sentimentos de amizade a cada mês, semanas, dias, horas e a cada minuto, seja na Racionalista, ou em nosso Grupo de Estudos Esteios do Bem, ou, particularmente, em mensagens soltas através da internet.

Nosso Pedro amava sua família e sua origem como ninguém, e isto nos demonstrou através de suas pinturas! Distribuiu honrarias, não poupou sentimentos de elevação, apoio, solidariedade e incentivo a cada um com quem interagiu.

Como todos sabemos, as portas não lhe foram abertas facilmente — conheceu a incerteza e a indelicadeza do “não” —  porém, através de toda a sua experiência de vida, lutas diárias e adversidades que enfrentou, acumulou sabedoria, que o transformou em um bom “pescador” de sentimentos adversos.
.
Nosso Pedro teve a sabedoria de transformar os sentimentos adversos em “sementes” de incentivo aos demais. Como Advogado, teve a coragem de ser o defensor daqueles que não sabiam expressar-se e costumava soltar honoráveis “chispas” ao vento e aos ouvidos de mercadores incautos.
 

É notório que Pedro não sossegava e enquanto fazia suas pinturas, reflexionava sobre um outro livro que o nomeou como "O Filho de Maria — ideias e passos de Jesus". Não estou seguro se as transcreveu para o papel e  se estas ideias ainda existem entre seus rascunhos, espero que algum dia apareçam na casualidade do destino!

Nosso Pedro foi um amigo dedicado, simples e humilde, mas um natural “semeador” de ideias. Entre suas sementes podemos citar a ideia de compilar um livro com os artigos publicados de nosso grupo de estudos, e a realização de Sessões Públicas a nível mundial, sementes que germinarão no devido tempo!

Amigos, este pequeno espaço é o resultado de sua vontade em reunir suas ideias em um título “Aforismos” e, como seu pedido não quer calar, tornando-se cada vez mais intenso, estou tentando reunir seu conjunto de ideias, até onde me é possível. Sei que há muito de seus “aforismos” espalhados entre seus missivistas e espero que os enviem para que sejam adicionados a este " livro digital".
Avante Sempre!
Wilson Candeias