...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

CAPÍTULO XI DO LIVRO BASE DO RACIONALISMO CRISTÃO... (1)

Olá Joseph!
 
Concordo com vc que o Espírito Universal (deus, para o vulgo) tem que ser imanente. Com efeito, um "deus transcendente" só existe para a metafísica religiosa, de caracter adorativo. Para esse tipo de crença, o deus-rei está acima do bem e do mal...
 
Ora, "bem" e "mal" são conceitos advindos da experiência evolutiva da espécie 'homo'; primeiro como Ser Natural, depois como Ser Social e por fim como Ser Espiritual.
 
Quando o Ser Natural adquiriu o livre-arbítrio passou a ter consciência do que era 'bom' para si e para sua prole, tribo, etc; de igual maneira descobriu o que seria ruim' para si e para seu clã -- assim foi a origem do Bem e do Mal dentro da doutrina racionalista cristã; os dois conceitos portanto não tiveram uma origem 'própria', 'divina', como um juízo sintético de causa primeira. Não!
 
A saúde só é valorizada como um 'bem' porque a doença é tida naturalmente como um 'mal'.
 
Hoje, no limiar do Ser Espiritual, com o conhecimento da vida fora da matéria (exaustivamente demonstrada e comprovada pela nossa Doutrina) o bem e o mal fazem parte do contexto de aprimoramento individual, um conhecimento maior de Evolução do Espírito e não tão-sòmente como evolução das espécies.
 
Assim, a Inteligência e o Amor universais permeiam a nossa Vida neste planeta-escola e estamos todos em busca de seus atributos, construindo 'a partir de nós' -- raios de uma mesma Luz -- as nossas certezas relativas no rumo de Valores Absolutos só alcansáveis após chegarmos aos planos da 26a. a 33a. classes.
Grato por me fazer pensar.
 
Um feliz feriado para vc e todos da Raciona Lista.
Pedro Pesce