...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

EM CASA DE FERREIRO ESPETO É DE PAU? - I... APENAS APARENTEMENTE


Olá Neusa,
 
Aprendemos no Racionalismo Cristão, como vc sàbiamente o diz, que, entendo do mesmo modo.
 
Permito-me apenas acrescer ao seu entendimento, com sua permissão, que a reencarnação do espírito não é um simples ato volitivo do espírito reencarnante. Há todo um processo no Espaço Superior que não se restringe aos impulsos de cada um de nós, partículas de uma Harmonia Universal, para seja seja escolhido um lar, um país, uma ocasião no tempo-espaço, para reencarnarmos.
 
Um espírito recém-desencarnado, se ainda sob forte influência de culpa, remorso, etc, não tem o livre-arbítrio desanuviado o bastante para saber sua melhor oportunidade de voltar em quais condições melhores para sua trajetória evolutiva. Daí, a orientação oportuna e benéfica de espíritos mais evoluídos, para encaminhá-lo ao seu grau de mais preciso.
 
Nesses procedimetos, do Universo Superior, não temos acesso a detalhes que nossa humana compreensão não alcança, vez que as (Cap. VI do livro básico RACIONALISMO cristão).
 
No mesmo livro, haveremos de deduzir que espíritos relativamente evoluídos reencarnaram muitas vezes e, por isso mesmo, alcançaram enormes vislumbres da Verdade mas, também, pelo tempo decorrido, muitos vícios de pensamento e muitos equívocos de conduta.
 
A distinção, pois, entre aparentes “inteligências superiores'' e caracteres ''menos dotados'', de criatura para criatura, exige muita perspicácia de pais e educadores pois o poder de dissimulação de cada qual, muda ràpidamente à ocasião defrontada.
 
Assim, a convivência humana visa, através do livre arbítrio, atingir valores de solidariedade e respeito ao próximo, pois como irmãos em essência e tripulantes do ''mesmo barco'', só nos resta um caráter íntegro e honrado para sermos dignos da oportunidade de sermos relativamente felizes e saudáveis, é antes do sentimento, um ato de inteligência, pois não?
 
Prefiro, no entanto, cá comigo, entender que colhemos o que semeamos e nisso está incluído o conceito de que a mesma Luz que é Inteligência é Amor, sem maiores divagações de causa e efeito.
 
Receba o abraço fraterno desse seu humilde companheiro de jornada.
Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil)
 
Colaboração: Mário Marinho de Souza