...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

EVOLUÇÃO...

Estimado Companheiro Jurandir,
 
Aqui na RL somos todos aprendizes e temos toda liberdade em expor nossas dúvidas, com honestidade e sinceridade, uns para os outros. Vamos pois trocar idéias como VC botou no seu texto em pauta, de 10 03 06.
 
"Os primeiros animais", como VC diz, "eram aquáticos, depois tornaram-se anfíbios, repteis, e foram evoluindo em harmonia com a evolução do planeta que ia-se esfriando e exigindo/permitindo adaptações de todos esses animais, com diferenças apenas entre os que viviam nos trópicos e os que viviam nas regiões polares e temperadas, e outras nuances de clima, alimentação, cataclismas, etc".
 
Dentre esses animais estavam alguns que evoluiram mais que os outros, principalmente os carnívoros que adquiriram ''novos cérebros” mais cèleremente. Desse modo, os animais que foram-se aproximando de uma feição humanóide, começaram juntos com os demais vertebrados; não sairam da água morna da pré-história com privilégios evolucionários.
 
Tiveram que, de igual para igual, competir com todos os demais animais em busca de comida, reprodução, conservação da espécie e demais instintos que ainda vemos nas variedades e diversidades da fauna planetária.
 
Naquelas priscas eras, onde predominava a evolução das espécies, ninguém poderia afirmar (penso eu) qual seria o animal ''eleito'' para vir a constituir o que chamamos hoje de reino hominal.Aqueles macacóides, quase o denominado ''homo erectus'', eram muito semelhantes e o que deveras definiu a ''vitória'' de nosotros, seres ditos humanos, foi a capacidade de resolver problemas e engendrar maneiras de se esconder dos animais de grande porte e demais seus predadores.
 
Podemos inferir até que as dificuldades maiores de sobrevivência foi o maior vetor para o aparecimento do ''homo sapiens'' que, com o domínio do fogo e o advento da roda, logrou grande evolução entre seus iguais peludos e famintos...
Em seguida, aqueles nossos ancestrais, começaram a adquirir consciência de si mesmos e daí para o surgimento do livre arbítrio foi apenas um passo.
 
Logo, o surgimento do ser humano, eu e vc, por exemplo, não nem aconteceu após os demais animais. Foi uma luta feroz entre iguais e os que conseguiram maior adaptação ao planeta, nas mesmas épocas, condições e oportunidades, atingiram a escala hominal.
 
Realmente, sem poder voar como os pássaros, sem conseguir nadar como os peixes, sem poder correr como os leopardos, sem agilidade nas árvores como os macacos rabudos, sem a astúcia das cobras, sem a força dos elefantes, etc restou-nos, como seres viventes desenvolver a inteligência e adquirir decorrentemente e naturalmente o chamado ''terceiro cérebro'' que veio definitivamente diferenciar o ser humano dos demais animais.
 
Não posso me estender mais e voltaremos aos demais itens em outra assentada, ok?
 
Fraterno abraço do Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil)
.
Colaboração: Mário Marinho de Souza