...
O HOMEM QUE PENSA ENERGICAMENTE EM COISAS ELEVADAS, EMITIRÁ VIBRAÇÕES QUE LEVANTARÃO OS PENSAMENTOS DOS OUTROS [...] — Luiz de Mattos

FORÇA E MATÉRIA VII... PALESTRA DE NOSSO AMIGO GONZALO

"Palestra de Nosso amigo Gonzalo"
.
Olá caríssimo Amigo Gonzalo,

 
Por favor, continue a patrocinar tais palestras em outras Casas RC sobre o tema:
Introdução ao estudo da base científica do Racionalismo Cristão:Força e Matéria
.
Gostaria muitíssimo de assistir a sua palestra do próximo dia 17 do fluente.
Por motivos vários não poderei me deslocar para o aprendizado que necessito sobre o tema que, como já disse, sempre olhei pelo ângulo filosófico embasado na Fisíca clássica ou, melhor dizendo, pela Teoria Especial e Geral da Relatividade.
 
Conforme vc sugeriu, vou articulando pois minhas dúvidas mais pontualmente vez que poderão ser símiles a alguns Companheiros que estarão presentes na sua dissertação na Sala Maria Cottas.
 
Na primeira leitura de seu trabalho depreendi que o Universo Superior (também denominado Espaço Superior bi-dimensional) é de natureza fluídica, ou seja, matéria muito dilatada e, portanto, fácil de ser maleável pela ação espiritual da Vontade enquanto Pensamento (tenho que esclarecer na minha concepção de bi-dimensionalidade do Universo Superior é de se frisar que ele é bi-dimensional mas em todas as direções, ou seja, de qualquer posição/lugar onde a percepção sensível se coloque ele é sempre visto ''de frente'', ou seja, num antes ou depois perante sua largura-e-altura (sem o componente de 'profundidade, òbviamente) ele se apresenta diante do ''espectador'' como uma infinita ''folha-de-papel'' que se ''move'' desde que o espectador também se mova (mude sua posição/lugar de visão).
 
Se assim for, ele não sofre os efeitos da ''deformação'' do espaço-tempo e, por isso mesmo, não tem força de gravidade e possivelmente não tem igualmente a força eletromagnética, nem a força-menor e força-maior porquanto todas essas expressões de força aplicam-se a um universo tridimensional esférico, pois não?
Áliás, Mestre Luiz de Mattos, à inauguração da Filial de Santos, em 1910, firmou um pilar da base científica do Racionalismo Cristão conforme vc destaca às fls.02: - item 01 - Introdução (os parênteses são meus).
 
A ''modificação'' aludida pelo Mestre não seria a transposição de matéria bi-dimensional do Universo Superior para este universo-aí tridimensional?
Aliás, o culto Amigo Gonzalo já assinala, às fls. 04: <....a matéria condensada inorgânica, àtomos, é originária da matéria cósmica ou ''fluído astral'' oo matéria cósmica universal, conforme codificado por Luiz de Mattos em 1912> (aspas minhas).

Se depreendo corretamente,Gonzalo, a matéria cósmica primordial é deveras ''fluídica'' que por ser manipulável pela Força (Espírito) tem diversas expressões: super-dilatada, medianamente dilatada e semi-condensada, etc.
Desse modo, na bidimensionalidade, um átomo não seria formado por um núcleo atômico (fls07) conforme configuração tridimensional mas sim como algo semelhante ao foton (com massa em repouso nula, com carga elétrica estática, estável, com spin igual à unidade) ou, por outro lado, desenhando-se como ''matéria de antipartículas cuja massa está sempre em repouso à guisa de antimatéria''...
 
Mas vc diz às fls.05 <: ...rede="...rede" ..=".." bica="bica" c="c" cuja="cuja" de="de" di="di" elementar="elementar" em="em" extremamente="extremamente" fana="fana" forma="forma" geom="geom" hexagonal="hexagonal" lula="lula" mat="mat" ou="ou" outra="outra" pode="pode" ria="ria" ser="ser" smica="smica" trica="trica" tridimensional="tridimensional"> - parênteses meus.

Será que entendi bem,Amigo Gonzalo, mas vc admite um Universo Superior tridimensional com célula elementar cúbica, etc ?

Mas curiosamente, às fls.06, vc constrói uma contradição, data venia, quando afirma claramente.
 
Caro Gonzalo, o fino e o diáfano são atributos da matéria pois são acidentes mensuráveis!...
 
Espero ter sido mais explícito hoje do que no texto anterior.
 
Espero também que o Amigo se digne de dirimir essas minhas dúvidas pois sou um novel aprendiz e não um cientista como vc.
 
Respeitosa e antecipadamente agradeço ao Dr. Gonzalo. Permita-me voltar ao seu estudo, pós-palestra.
 
Abraço fraterno para vc e demais Pares da RL.
Pedro Pesce (Vitória-ES/Brasil)
.
Colaboração: Mário Marinho de Souza